Você gosta de gelatina?

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Imagem : Blog Mundo das Tribos 

Gelatina: “…substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter FERVENDO certos produtos ANIMAIS, como OSSOS E PELE…”
Vamos falar sobre a gelatina. Um "alimento" aparentemente inofensivo. O que muita gente não imagina, mas deve saber a respeito:
Muitas pessoas consomem gelatina, uma aliada das dietas e parte da alimentação rotineira de crianças. Porém, o que muita gente não sabe é o quanto ela pode fazer mal à sua saúde quando consumida com frequência e em excessos, principalmente para a saúde das crianças.
As gelatinas tem uma grande quantidade de corantes e aromatizantes, substâncias artificiais que são tóxicas para nossa saúde, que desencadeiam alergias no organismo e  entre outros males, podendo até favorecer o ganho de peso. Além disso, no Brasil, ainda é utilizado o corante amarelo-crepúsculo (proibido na Europa), que está relacionado com hiperatividade e distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis.
São compostas de açúcar em grandes quantidades. O açúcar em excesso causa alteração da flora intestinal, servindo como “alimento” para fungos, também acidifica o sangue provocando extração do cálcio dos ossos para a corrente sanguínea (uma das causas da osteoporose). Algumas gelatinas voltadas para o público infantil contêm adoçantes artificiais como sacarina sódica, ciclamato de sódio, acessulfame de potássio e aspartame, que não são recomendados para crianças, nem para gestantes. Sem considerar que as gelatinas “diets” possuem grande quantidade de sódio.

Mas e o colágeno?

Além da quantidade de colágeno ser considerada muito pequena para obterem-se benefícios para a pele, a proteína da gelatina é de origem animal, uma proteína de baixa qualidade, de difícil digestão e com grande potencial alergênico, além da origem e processamento duvidosos. Quando o organismo tem necessidade de formação de colágeno, outros micronutrientes devem estar em equilíbrio como a vitamina c, aminoácidos e zinco, caso contrário, essa formação não irá ocorrer.
Mas não fique triste: a natureza é perfeita e existe um ótimo substituto da gelatina, que é de origem vegetal e pode ajudar no funcionamento intestinal: é o  AGAR-AGAR, obtido das algas, é um espessante natural, além de ser fonte de fibras,  e se adicionado a um suco de frutas, fica uma sobremesa saudável e saborosa naturalmente. O agar-agar é encontrado em lojas de produtos naturais.
 Que tal uma receita com agar agar? A dica a seguir é com suco de uva, mas você pode usar qualquer suco de frutas natural, frutas bem docinhas naturalmente para utilizar menos açúcar!

Gelatina de uva com Agar Agar  
Blog Lista da Joana
Imagem : BlogLista da Joana
Ingredientes
 1 litro de suco de uva integral sem açúcar
 2 colheres (sopa) de agar-agar       
 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de Preparo: Aqueça ½ litro de suco de uva. Acrescente o Agar-agar e o açúcar mascavo, mexendo sempre, até dissolver completamente. Adicione o restante do suco e coloque em forma molhada com agua fria.  Leve à geladeira até ficar bem firme. Desenforme e sirva.
** Se você possui alguma restrição alimentar, consulte seu médico e/ou nutricionista para  adequar a receita ao seu estado de saúde!
Dra Heloisa Teves Scattini  – CRN3 21611 Nutricionista especializada em nutrição clínica. 
Contato: heloisa_scattini@yahoo.com.br

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